484.º Aniversário de Elevação de Galveias a Vila

484.º Aniversário de Elevação de Galveias a Vila

Há 484 anos o rei D. João III concedeu a Galveias o Foral de Elevação a Vila e sede de concelho, no segundo dia de outubro, comemorou-se este feito. Assinalar o passado não tem de ser uma mera manifestação de saudosismo, pode e deve ser a vontade de encontrar no passado a força necessária para guiar o presente e sobretudo desenhar o futuro.

As comemorações iniciaram-se junto o Edifício da Junta de Freguesia de Galveias com o Hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Freguesia de Galveias, para acompanhar este momento a Banda da Sociedade Filarmónica Galveense fez ecoar o Hino Nacional e o Hino da Freguesia. Em cortejo seguiu-se até a Igreja Matriz de Galveias onde foi celebrada uma missa em honra de todos os autarcas falecidos.

No Núcleo Museológico de Galveias foi inaugurada a Exposição de pintura “Galveias Terra de Artistas”, um dos pintores convidados foi o Dr. António Jaime Correia Azedo, nasceu em Portalegre no dia 5 de setembro de 1949 e frequentou o ensino primário e secundário na sua cidade. Licenciou-se em junho de 1975 na Faculdade de Medicina de Lisboa, o seu percurso profissional centrou-se no Distrito de Portalegre. Durante toda a sua vida teve ligação à Freguesia de Galveias, o seu pai era natural da Vila. Em outubro de 2011 iniciou o estudo da pintura de forma autodidata, lendo e executando, desde então o seu percurso pela arte artística tem sido marcado por várias exposições e prémios, destacando as duas medalhas de ouro no 9.º e 10.º Salão Internacional de Arte e Pequeno Formato em Figueira da Foz. Carlos Sousa, natural e residente em Galveias também foi um dos convidados a expor, nasceu a 12 de dezembro de 1957, exerceu a sua atividade profissional em Ponte de Sor, na DELPHI, Indústria de Componentes Mecânicos para o ramo automóvel. Estudou durante 5 anos na Escola de Artes Decorativas António Arroio em Lisboa. Participou em algumas exposições coletivas e recebeu vários prémios, destacando o 1.º Prémio Cartaz Feira de Artesanato em Nisa, em 1994 e o 1.º Prémio do Brazão Heráldico da Freguesia de Galveias em 1993.

Durante a tarde iniciou-se a Sessão Solene comemorativa do “Poder Local Democrático” com intervenção da Senhora Presidente da Junta de Freguesia, Maria Fernanda Bacalhau, do Senhor Presidente Luís Armando Soeiro, Presidente da Assembleia de Freguesia, da Senhora Cecília Matos, representante dos eleitos pela CDU, da Senhora Rute Neves, representante dos eleitos do Partido Socialista, do Senhor Vereador Luís Jordão, em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, do Senhor Deputado Eduardo Alves e da Professora Paula Oliveira, filha do primeiro presidente eleito por voto popular, o Senhor Professor Américo Oliveira.

Para terminar as comemorações a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor apresentaram ao publico presente um repertório repleto de músicas conhecidas por todos, desta forma o Dia de Galveias foi encerrado da melhor maneira possível, cheio de música, cantoria e alegria.