Desde o ano 1975 que foi designado pela ONU o Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de março tem como principal finalidade lembrar as conquista socias, políticas e económicas da Mulher, independentemente das divisões nacionais, étnicas ou culturais.
Nos dias de hoje celebramos a Mulher independente, a Mulher que não serve apenas para “tomar conta da casa”, mas a Mulher que pode estar à frente de empresas, de autarquias, que pode estudar e pode escolher onde trabalhar.
Como dizia Coco Chanel, um ícone da moda internacional, que também lutou muito para ser vista e ter o seu trabalho reconhecido, “uma Mulher deve ser duas coisas: Quem e o que quiser”. Que celebremos este dia Hoje, Amanhã e Sempre. Que nunca seja esquecido o que uma mulher é capaz de ser e de poder ser. Este dia é e deve ser sempre sobre Igualdade!
Para celebrar esta data, a Junta de Freguesia propôs à Sociedade Filarmónica Galveense um concerto em que a Mulher tivesse o papel principal. Como já estamos a habituados, a Banda agarrou esta ideia e realizou três concertos de forma soberba. A Sociedade Filarmónica fez uma recolha de fundos que revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul. O reportório escolhido pela Banda para o concerto do dia 5 de março, na Sala Cultural José Luís Peixoto, dirigida pelo Maestro João Bartolomeu, contou com várias solistas Mulheres, a primeira música interpretada foi “Hallelujah” que teve como solistas as flautistas Margarida Matos e Joana Vedor, as clarinetistas Maria Pires e Marta Gonçalves e a trompetista Maria Matias. A segunda música, “Nella Fantasia” teve como solista a flautista Inês Cardina, o terceiro tema“No teu poema” foi interpretado pela voz de Inês Pombinho, o quarto tema “Concha flamenca Perfeto Artola” foi interpretado pela saxofonista Tatiana Vieira, o quinto tema “Desfado” foi interpretado pela voz de Sofia Silva. O Sexto tema “Cinema Paradiso” de Ennio Morricone teve como solista a clarinetista Joana Coelho, o sétimo tema a “Desfolhada” foi cantado por Mariana Oliveira, o oitavo tema, “Petit fleur” foi executado pela clarinetista Carla Linares. O nono tema tocado pela Banda foi apresentado pela voz de Ana Simões, “Sodade”. No saxofone barítono Filipa Vedor interpretou “Nessum Dorma”, para terminar o concerto temático “As mulheres” foi tocada a música “Para os braços da minha mãe” interpretado pelas solistas Ana Simões, Mariana Oliveira, Inês Pombinho e Sofia Silva.
O dia 8 de março começou com a entrega de flores a todas as mulheres da Freguesia, o final da tarde foi marcado por mais uma edição de “Chá com Estórias” com Júlia Esperança, que apresentou o seu segundo livro “Recordações e Saudades” no Núcleo Museológico de Galveias, este livro é sobe as recordações de infância da escritora.
Que todos os dias haja pelos menos uma Mulher a levantar, elogiar, respeitar e a empoderar outra Mulher. Vamos trocar um Feliz Dia da Mulher, por mulheres felizes todos os dias?
Próximos Eventos
01 Dez. 2024 Aniversário da Sociedade Filarmónica Galveense |
12 Dez. 2024 Aniversário das primeiras Eleições Autárquicas |
18 Jan. 2025 Aniversário da Associação de Caçadores |
11 Fev. 2025 Aniversário da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias |
08 Mar. 2025 Dia Internacional da Mulher |
13 Jun. 2025 Aniversário do Núcleo do Sporting de Galveias |
01 Jul. 2025 Aniversário da Casa do Povo de Galveias |
08 Jul. 2025 Elevação de Ponte de Sôr a Cidade |
10 Ago. 2025 Dia de S. Lourenço |
02 Out. 2025 Dia de Galveias |