Comunidade de Galveias comemorou o São Martinho

Comunidade de Galveias comemorou o São Martinho

O Dia de S. Martinho, marca a chegada do frio. Diz a tradição que as famílias se devem reunir para comer castanhas, beber o vinho novo ou a água-pé.

A Associação de Jovens de Galveias, no dia 7 de novembro, organizou no Largo Comendador José Godinho de Campos Marques um dia dedicado ao magusto, para que as tradições não sejam perdidas, principalmente pelos mais jovens. O Largo encheu-se de boa disposição e de boa música.

Também a Sociedade Filarmónica Galveense reviveu, no dia 10 de novembro, um típico magusto de outros tempos, para sócios e não sócios da coletividade, com água-pé, sandes de pernil, castanhas e caldo verde.

A Junta de Freguesia de Galveias, no dia 11 de novembro, organizou o segundo Chá com Estórias no Núcleo Museológico de Galveias, com a escritora e autora do livro “A minha terra, o passado e o presente”, Júlia Esperança. Foi um final de tarde agradável, em que a escritora contou pormenores da sua vida e da forma como se inspirou para escrever o seu primeiro livro. De forma a comemorar o Dia de S. Martinho, a Junta de Freguesia ofereceu aos participantes água-pé e castanhas.