Sobre a suspensão do funcionamento do Posto da GNR em Galveias

Sobre a suspensão do funcionamento do Posto da GNR em Galveias

A informação chegou à Presidente da Junta na tarde de sexta-feira, 5 de fevereiro, telefonicamente.

De imediato foram enviadas comunicações via email às entidades competentes: Senhor Ministro da Administração Interna, Senhor Comandante Nacional da Guarda Nacional Republicana, Senhor Comandante da Região Sul da Guarda Nacional Republicana e Senhor Comandante do Destacamento Distrital de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Ponte de Sor e de Avis. Aí foi manifestada preocupação pela suspensão do serviço prestado pela GNR no Posto de Galveias, mesmo sendo uma suspensão temporária como está escrito na informação colocada pela GNR no edifício do Posto.

Em contactos mantidos (terça-feira, 9 de fev.) foi reafirmado pelos Senhores Comandantes da GNR em Ponte de Sor e Avis o caráter transitório da medida agora aplicada.

Quarta-feira chegou comunicação do Senhor Ministro da Administração Interna ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, significando que a tomada de posição da Presidente da Junta chegou a quem devia chegar e que tem competência para decidir sobre a situação.

A Junta de Freguesia de Galveias mantém e reafirma a preocupação com a hipótese desta medida temporária se tornar definitiva, tendo em consideração o histórico de situações semelhantes com outros serviços públicos nestes territórios do interior do nosso País. Por isso intercedeu junto das entidades competentes fazendo sentir a necessidade de reforçar os efetivos que permitam aumentar o número de profissionais a prestar serviço na Guarda Nacional Republicana de modo a garantir as soluções de segurança e proximidade necessárias e exorta a população da Freguesia a subscrever esta preocupação e reclamação junto dos decisores desta matéria.

A Presidente
Maria Fernanda Serineu Bacalhau